sábado, 12 de fevereiro de 2011

Nokia adota Windows Phone 7 da Microsoft para seus smartphones


LONDRES - A Nokia Corp. anunciou que adotará o Windows Phone 7 da Microsoft Corp. como sua principal plataforma de smartphone. A Nokia também disse que Alberto Torres, responsável pelo desenvolvimento de soluções para a plataforma MeeGo, deixará a equipe de administração da empresa no dia 10 de fevereiro, como parte da reorganização da companhia em duas divisões principais: Dispositivos Smart e Telefones Celulares.

"A Nokia e a Microsoft unirão forças para entregar um ecossistema com alcance e escala globais incomparáveis", disse o presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, um ex-funcionário da Microsoft.

Sob a cooperação estratégica, a Nokia também usará o serviço de busca online Bing da Microsoft, enquanto que o Nokia Maps será a parte principal dos serviços de mapeamento da gigante de tecnologia norte-americana. A Ovi, loja de conteúdo e aplicativos da Nokia, será integrada com o Marketplace da Microsoft e a plataforma MeeGo, desenvolvida pela Nokia com a Intel Corp., vai se tornar um recurso aberto.

A parceria é uma "enorme vitória para a Microsoft", afirmou o analista da Canalys Pete Cunningham, destacando que o Windows Phone 7 teve um início lento, sem os vendedores dando-lhe prioridade. "Da perspectiva da Microsoft, isso é fantástico", acrescentou.

A aliança entre Nokia e Microsoft também contempla o desenvolvimento conjunto de novas aplicações e serviços para telefones móveis.

Com os novos processadores de 1GHz, que a Nokia pretende investir sinceramente isto será um grande salto para as duas empresas no Mercado, onde a Nokia é lider Mundial em vendas de celulares. Vamos aguardar para ver.